domingo, 7 de setembro de 2008

Projeto de Aprendizagem

Nosso projeto de aprendizagem motivou-me a iniciar inúmeras leituras e a assistir alguns programas de tv a ele relacionados. Hoje mesmo, em pleno Dia da Independência, o canal The History Channel exibiu um programa de 2 horas sobre tecnologia alienígena. Dado que nosso tema é sobre a possibilidade de vida extraterrestre, não poderia perder.
O programa fez abordagens bastante inusitadas tais como:
1. Pensando nos problemas decorrentes das forças G que os pilotos de caça enfrentam, como os aliens superaram os efeitos de tais forças na hipótese de suas naves cruzarem o espaço à velocidades próximas da luz?
2. Como obtiveram tamanho impulso de aceleração?
3. Quais combustíveis utilizam?
Interessante que a linha do programa não foi abrir espaço para a discussão sobre a existência ou não de alienígenas. Partindo do princípio que existam, o debate ficou a cargo de cientistas, mecânicos, físicos, pilotos de caças e engenheiros, os quais mostraram, por exemplo, os efeitos da inércia nos seres humanos por conta da desaceleração de um automóvel, comparando o mesmo efeito numa nave que viaja com velocidade ainda impensável para nossa tecnologia atual.
Coincidentemente, a revista SuperInteressante de agosto traz matéria com o mesmo tema. Ao ler a respeito dos inúmeros projetos envolvendo a busca por vida fora da Terra, fica uma certeza: é só uma questão de tempo para que tenhamos as tão esperadas provas que os céticos exigem para não chamar àqueles que acreditam de tolos. Aliás, foi com esta matéria que tomei conhecimento de uma ciência que já foi alvo de todo o tipo de chacota, pois era citada como ciência sem objeto de estudo: a exobiologia.
De acordo com a Wikipedia, a exobiologia "é o estudo da vida fora da Terra, o que inclui o estudo da vida noutros planetas e o estudo da vida em nuvens interestelares. Também está direcionada para o estudo de como ambientes extraterrestres podem afetar organismos vivos. Esta palavra foi criada no início da década de 1960 por Joshua Lederberg, um biólogo que trabalhou para NASA em programas experimentais voltados para a busca de vida em Marte. A exobiologia é uma ciência relativamente nova, tratando-se de um ramo da biologia que estuda as condições para a manutenção da vida fora do planeta Terra."

Nenhum comentário: