terça-feira, 12 de maio de 2009

Racismo em transmissão de rádio


Ouvia a Band News FM Porto Alegre nesta manhã de terça, dia 12 de maio, quando fiquei pasmo com a afirmação de um dos 3 comentaristas que dirigiam um programa sobre assuntos variados.

Eis que faltando cerca de 15 minutos para às 11 horas, um ouvinte manda um torpedo sobre os times do futebol gaúcho Internacional e Grêmio. Ao responder o torpedo, um dos comentaristas disparou: "Vocês do Internacional precisam aprender a torcer. Enquanto isso, tem que se dependurar em árvores mesmo." 

Não sou um fã ardoroso de futebol, mas o suficiente para fazer uma rápida análise do infeliz comentário...

Como aqui no sul os torcedores do Inter são chamados de macacos, numa alusão à seus torcedores de raça negra (como se apenas brancos torcessem para o adversário), o comentarista não perdeu tempo, mas cometeu um ato, no mínimo, infeliz, maldoso e, acima de tudo, racista, posto que para ele se uma passoa é negra é, da mesma forma, um macaco.

Entrei em contato com a equipe da Band News FM de POA, citando o fato reprovável comentário criminoso e recomendando, no mínimo, cuidado, pois em reparação em particular não acredito neste caso, exceto se exigido por quem tem poder para tanto (cada um de nós, a bem da verdade, com o auxílio da Justiça).

Contra toda a forma de proconceito!

Nenhum comentário: