domingo, 3 de maio de 2009

Análise dos comentários sobre PA


Foram vários os comentários recebidos pelo grupo a respeito de nosso plano de aprendizagem, com um fio condutor em comum: o apreço pelo trabalho que o grupo 12 desenvolveu.
Comentou-se que ficou evidente havermos trabalhado de forma cooperativa, e que utilizamos os diversos meios disponíveis para tanto, não nos limitando a encontros presenciais, nem sempre possíveis para os membros do grupo em todas as datas pensadas. 

Uma colega citou a escolha do tema – objetos voadores não identificados – como sendo bastante inusitada para nosso curso, mas de forma elogiosa. Quanto ao tema, no mínimo é bastante arriscado escolher vida alienígena para um PA em uma universidade. Entretanto, justamente procuramos pelo desafio, pelo tema inusitado e, certamente, quase impossível de concluir. É difícil colocar em palavras o que significa iniciar um PA sabendo que não poderíamos oferecer uma página recheada de dados conclusivos, mas apenas mais e mais dúvidas que vão surgindo, posto que o assunto é bastante velado pelas autoridades e muitas vezes tratado como um assunto de menor importância por todos. 

Perguntou-se sobre as fontes... Como se trata de um assunto ridicularizado por parte significativa da comunidade científica e dos governos ao redor do globo, fica bastante complicado separar dentre as fontes encontradas aquelas realmente confiáveis. Evitamos sites de cunho meramente especulativo e privilegiamos grandes nomes como os grupos Discovery, History e CNN, além do brasileiro UFO, utilizando também várias publicações deste último para nossa pesquisa. 

Também foi comentado que nosso PA desperta o interesse de quem por ele passa. Nosso objetivo era justamente obter este gancho para as várias páginas que concluímos: despertar a curiosidade e o interesse pelo tema, instigando uma leitura de todo o projeto e, por que não, das páginas externas porventura sugeridas.

A primeira sugestão que nos foi dada diz respeito ao tema do projeto. Fiquei bastante confuso, pois a colega que escreveu sugeriu que colocássemos “o tema do projeto logo abaixo do titulo” do mesmo. Não entendi o que seria um “tema abaixo do título”. Se for algo como um subtítulo, penso que ficaria bastante interessante tal acréscimo. De qualquer modo, caso seja uma “explicação” para o que significa Projeto ONVI, também acredito que seja válida tal sugestão. Porém, necessitaria ter mais clareza a respeito da proposta deixada neste comentário da colega.

Foi sugerido também que organizássemos melhor a relação dos títulos na sidebar, mudança esta providenciada no exato momento em que se lia a sugestão. Aliás, com tais modificações, a visualização dos títulos ficou bem melhor.  

Uma última sugestão foi uma reflexão quanto a nosso mapa conceitual. A indicação recai sobre a necessidade do emprego de palavras como verbos para ligar diferentes conceitos. Como observei que realmente temos três palavras que não são verbos a ligar conceitos, basicamente é só editar o mapa conceitual, substituindo tais termos mal empregados, o que pode ser feito imediatamente.



Um comentário:

Geny disse...

Querido aluno Paulo meu último registro foi dia 06/04, exatamente 28 dias. Fiquei impressionada com as suas produções em qualidade e quantidade, meus Parabéns!
• Análise dos comentários sobre PA
Com muita elegância valoriza o seu grupo, o trabalho sendo um Tema difícil foi desenvolvido em forma cooperativa, pelos componentes do grupo. Aceitação as sugestões dos colegas de refazer pequenos ajustes no SideBar, no Mapa Conceitual, etc.

• Sem cinismo, por favor!
Sei que não é fácil o caso que você relata de sua colega, da criança que faz as necessidades em plena sala de aula. Tem caso que é um verdadeiro vexame que expõem a crianças diante do grupo.
E as escolas são realmente como descreveste.

• O Dilema do Antropólogo
Que assunto maravilhoso é o questionamento, o despertar do pensar mesmo que seja duas palavras como no caso do dilema do Antropólogo “os princípios e a mentira”.
Obrigado por suas postagens, que muito contribuem para a aprendizagem dos colegas do Curso, considero um avanço no aprendizado!
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS