sexta-feira, 2 de maio de 2008

Linha do tempo





A fim de introduzir o trabalho com a linha do tempo junto a meus alunos de EJA, partimos de uma discussão a respeito das tarefas cotidianas. Não foi desprezada nenhuma etapa do dia-a-dia de cada um, sendo considerado para fins do trabalho momentos como a hora de sair da cama ou que tomam o ônibus para o trabalho. Foi uma oportunidade para trabalhar tanto um vocabulário ainda novo para eles de língua estrangeira quanto para dialogar quanto à importância de uma boa alimentação ou da valorização de todas as atividades rotireinas.

Sob o título "My Daily Life", cada aluno preencheu uma linha do tempo do seu cotidiano. As minhas descobertas acerca dos alunos para os quais leciono a partir deste trabalho aparentemente simples foram tantas, que se faz necessário listá-las uma a uma, analisando-as em conjunto logo em seguida.

1. Percebi uma grande reserva em falar do seu cotidiano tanto mais humilde o aluno;
2. O constrangimento é maior entre os desempregados;
3. Tarefas não assalariadas foram valorizadas apenas a partir da intervenção do professor;
4. Os alunos que indicaram um horário posterior às 9 horas da manhã como o momento de sair da cama foram cobrados por parte daqueles que despertam tão logo o dia amanhece;
5. As mulheres notadamente têm um cotidiano com mais tarefas, quando comparei as linhas de tempo dos diferentes grupos (masculino e feminino);
6. Apenas as mulheres incluíram em suas linhas do cotidiano tarefas como limpeza da casa, buscar filhos em creches ou fazer compras;
7. Percebi a ausência de tarefas domésticas nas linhas do alunos adolescentes que não trabalham.


Analisando, mesmo que rapidamente os sete tópicos acima, percebe-se uma flagrante baixa auto-estima entre um expressivo número de alunos. Obviamente, a questão que mais contribui para tanto se dá pela ausência de colocação no mercado de trabalho. Estar à margem de uma sociedade economicamente ativa por vários deles é encarado como motivo de vergonha, como sinal de fracasso, em lugar de razão para buscar aprimoramento nos bancos escolares.

Ao final do trabalho, quando houve tempo para um segundo debate, notei que as mulheres falavam mais e com melhor argumentação acerca de seus cotidianos. Antes de receberem a folha própria para a tarefa, estas mesmas mulheres alegaram que não teriam quase coisa alguma a preencher, não considerando suas tarefas dignas de nota. Refletir sobre o cotidiano parece ter resgatado nessas alunas uma visão mais clara de seu papel dentro da família.

Os adolescentes por pouco não viraram motivo de chacota do grupo de alunos maiores de idade. Estes, ao perceberem que os menores apenas destacavam a hora das refeições e do lazer, além de um horário tardio para despertar, cobraram uma mudança de postura cotidiana.
Na noite seguinte, esta mesma turma foi convidada a fazer sua linha da vida, considerando os fatos mais marcantes de sua trajetória. Todos tiveram a oportunidade de socializar sua história para os demais colegas. Duas alunas emocionaram-se ao indicar fatos como perdas de entes queridos ou mudança de local de moradia contra sua vontade, ao passo que uma terceira destacou o retorno aos estudos como um grande marco em sua caminhada.
Tanto a primeira tarefa proposta aos alunos quanto a segunda mostraram o quão importante é conhecermos e refletirmos sobre nossa caminhada pessoal e acerca de nossas escolhas, pois somente assim podemos pensar a respeito do presente de forma a desenhar futuros plausíveis.

Um comentário:

Eunice Dalla Vecchia disse...

Caro colega,
Faço parte do seu grupo no fórum de Estudos Sociais (grupo A).Apos ler sua postagem lá e ver o endereço de seu blog,vim dar uma espiadinha...(rsrsrs)e lendo suas colocações, obtive uma "luz" para iniciar o trabalho de E.S.(linha de tempo)que foi sobre as atividades cotidianas de cada um, pois meus alunos são pequenos e ainda não estão alfabetizados e eu estava quebrando a cabeça para introduzir o tema, assim repentinamente, pois já estamos trabalhando dentro de um planejamento e é preciso interligar as atividades.
Parabéns pelo seu blog e pelo conteúdo das postagens. Realmente, inspirador!
Abraços, Eunice