sábado, 24 de maio de 2008

O Papel da Informática



No site do clube do professor, o educador José Junio Lopes, escreve um excelente artigo sobre a introdução da informática na escola. Segundo o professor Lopes, não mais se questiona a importância da informática nos espaços escolares, mas a forma com que seus recursos são utilizados. A partir da leitura atenta tanto do seu artigo quanto de outros, teço algumas reflexões.

Lançar mão de um computador apenas para apresentar joguinhos a um aluno, sem qualquer critério para a escolha dos mesmos, em nada os diferencia de outros jogos de tabuleiro, cartas, etc. O emprego da informática justifica-se enquanto facilitador tanto de um processo de construção do conhecimento quanto parte do planejamento dos diferentes componentes curriculares. O computador não é apenas uma ferramenta, um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula. A bem da verdade, o uso da informática pode modificar toda uma estrutura de reflexão e ação do ser humano. Sua capacidade de pesquisa, aprimoramento pessoal e inferências podem desenvolver-se democrática e sistematicamente, a medida que o educando receber orientações seguras e bastante claras de modo a transformar o computador em um equipamento que vá além de uma central de entretenimento.

Longe de ser uma disciplina dentro do currículo escolar, a informática precisa ser mais um elo que permita a transdisciplinaridade dentro da escola. Enquanto o aluno receber conteúdos em disciplinas egocêntricas e completamente autistas, o uso do computador pode contribuir para uma quebra radical deste paradigma ainda tão presente no fazer pedagógico de nossas escolas. Não é o caso de usar a informática por si mesma, mas como “estratégia cognitiva de aprendizagem”.

Como o acesso à informática precisa ser encarado por todos – pais, professores, alunos e governo – como um direito do educando, faz-se urgente um investimento generoso no que podemos chamar de “alfabetização tecnológica”. Como não se está defendendo cursos de informática dentro das escolas, o computador deveria, isso sim, estar inserido nas rotineiras atividades pedagógicas, como projetos de leitura (pesquisas), expressão artística, desenvolvimento de noções espaciais, cálculos matemáticos, entre outros inúmeros tópicos que poderiam ser aqui listados. “E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”

Nenhum comentário: