terça-feira, 22 de abril de 2008

Tempo e Espaço


Para a proposta de atividade sobre tempo e espaço pensada na interdisciplina de Estudos Sociais, ao contrário do que geralmente ocorre, decidi fazê-la com meus próprios alunos de EJA, no componente curricular de Língua Inglesa. Será uma oportunidade dos alunos pensarem acerca de seu cotidiano e de ampliar seu vocabulário com o tema proposto. 

Para tanto, cada aluno recebrá a folha acima. Nela, indicarão abaixo da linha horizontal nove horários diferentes (podem incluir mais) e, acima destas, nove atividades correspondentes, uma para cada cada horário. Todos os termos que constem desta linha do tempo deverão obrigatoriamente estar escritos em Inglês, sendo que os mesmos serão trabalhados a medida que os alunos sentirem dificuldade em traduzí-los a partir do Português. Importante: os alunos já sabem vários termos relativos ao cotidiano, o que lhes permitirá fazer praticamente sem o auxílio do professor toda a linha proposta. Minha intervenção será maior no sentido de pensarmos sobre nossos cotidianos, a respeito de como o estamos aproveitando.

Em uma etapa seguinte, mas não no mesmo dia, os alunos trabalharão com uma linha de tempo que inicia em seu nascimento, destacando os fatos mais relevantes de sua vida. Certamente será uma atividade de intensa introspecção, principalmente por se tratar de alunos adultos, permitindo a cada um rever o que já fez e, principalmente, traçar planos para curto, médio e longo prazos.

Nenhum comentário: