quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Projetos de aprendizagem

Até a segunda aula presencial do Seminário Integrador V, projetos de aprendizagem e de ensino só se diferenciavam na nomenclatura, pois me pareciam a mesma proposta de trabalho. Não poderia haver engano maior.

Ficou muito claro, após a atividade de perguntas propostas pelos professores Eliseo e Silvestre, que o projeto de aprendizagem rompe com um paradigma logo no início: a forma seqüencial de apresentação de conteúdos. Com o desenvolvimento do projeto, a construção do conhecimento se efetiva nas trocas, ou seja, nas interações entre os educandos e destes com os multi-meios que lançarem mão para o aprofundamento de questões.

A motivação inicial é a não-censura, ou seja, a possibilidade de explorar um tema do seu interesse. Alunos com interesses comuns podem, trabalhando em grupos, ampliar muito além do esperado as possibilidades de construção do saber.

O início do trabalho com projetos de aprendizagem dá-se, de maneira resumida, da seguinte forma:
  • Explosão de idéias, de hipóteses, de questionamentos;

  • Análise destes questionamentos;

  • Organização das perguntas formuladas em temas;

  • Seleção de fontes de informação por parte dos alunos;

  • Vivência da autonomia por parte do educando;

  • Clara relação por parte do aluno entre seu empenho e responsabilidade para com o andamento do seu trabalho.

Os componentes curriculares não determinam o que deve ser estudado neste tipo de projeto, mas os anseios discentes é que irão permitir que os Estudos Sociais, as Ciências e as Linguagens (para ficar em três exemplos) contribuam com provocações e teorias.

Nesta modalidade de projeto, a avaliação ocorrerá naturalmente durante o processo, sendo que uma permanente auto-avaliação permitirá ao educando não perder seu foco.

Particularmente, como o assunto é novo para mim - sempre trabalhei com projetos de ensino - fui buscar fontes na Internet que tratassem do tema. Como a Internet tem uma profusão de sites sobre praticamente qualquer assunto, não seria diferente com este tema. Selecionei a seguir alguns sites que podem ser de grande valia para uma reflexão inicial a respeito do tema em questão.

Escola 2000 Entrevista com um professor da UNICAMP, o qual responde, entre outras questões, como os projetos de aprendizagem dos alunos podem oportunizar o desenvolvimento de competências e, na prática, como isso acontece...

Wiki Projeto de Aprendizagem Este Wiki traz informações extremamente esclarecedoras sobre projetos de aprendizagem, além de utilização de mapas conceituais na educação.

Experiência com turma de 4ª série Encontrei este relato de experiência da aplicação de um projeto de aprendizagem em turma de 4ª série do ensino fundamental pelo Instituto de Matemática da UFRGS.

Portal Ensinando Traz um longo e enriquecedor artigo, o qual não deixa dúvidas quanto à metodologia do projeto de aprendizagem. Logo no início, um sub-título provoca: APRENDIZAGEM POR PROJETO É O MESMO QUE ENSINO POR PROJETO? Vale a pena uma consulta demorada.

Um comentário:

Geny disse...

Caro aluno Paulo lendo o início de sua atividade referente a “Projeto de Aprendizagem” sua reflexão e compreensão são pertinentes e vão ao encontro da proposta sugerida. Concordo com sua colocação, que ampliação na construção do conhecimento vai além do esperado. Todas as suas citações são de extrema relevância vou destacar uma: “Nesta modalidade de projeto, a avaliação ocorrerá naturalmente durante o processo, sendo que uma permanente auto-avaliação permitirá ao educando não perder seu foco”.
Parabéns!
Um grande abraço,
Tutora: Geny
PEAD/FACED/UFRGS