quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Hypervideo - Que recurso é este?


O retorno sempre traz uma certa expectativa: quais serão os nossos professores, os tutores, as ferramentas com as quais trabalharemos, os temas que serão abordados, ... Particularmente, vibro quando somos presenteados com algo inovador, o que já se tornou rotina em nosso PEAD.

Em nosso primeiro encontro do Seminário Integrador V, conheci a ferramenta de nome "hypervideo". Será certamente uma realidade nos vídeos do site You Tube, como o professor Eliseo mostrou-nos nessa terça-feira. Ao assistir o vídeo com as cartas sendo dispostas na tela, aliado à possibilidade de interagir com cliques de mouse, determinando assim um resultado diferente, percebi o quanto este novo recurso pode auxiliar tanto o professor quanto o educando. Mas auxiliar em quê?

Ora, não é pedir demais pensar que, para nosso aluno, interagir com um vídeo no computador é muito mais interessante do que passivamente assisti-lo. Parto do princípio que os alunos dificilmente entendem o computador como uma ferramenta que apenas exibe algo, como a tv e o dvd. Para eles, o computador está muito próximo de um Nintendo ou Playstation, isto é, sentar em frente ao micro cria uma expectativa de interação. Aqui entra o "hipervideo", que permitiria ao aluno escolher, por exemplo, quais itens colocar na cesta que a Chapeuzinho Vermelho leva para a vovó - para ficar em apenas um clássico da literatura infantil. Cada aluno poderia decidir qual o caminho a seguir, lembrando que uma floresta pode não ser a melhor escolha. Os perigos poderiam ser outros, não apenas o lobo. Caso o aluno escolhesse as ruas da cidade, teria que atentar para os semáforos, os nomes de ruas, usar do senso de direção, etc. Ao chegar na casa da vovó, ele escolheria ainda o que ela poderia estar fazendo, evitando que a bondosa senhora fosse eternamente vítima do lobo. Aliás, quem sabe o lobo também possa ficar amigável através do "hypervideo"?




Nenhum comentário: