segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uso gratuito de palavras...


Tão logo iniciamos os estudos, percebi que o eixo 5 do PEAD nos motiva a aprofundarmo-nos quanto ao significado de termos de uso cotidiano. Basta que liguemos a televisão, abramos um jornal ou, obviamente, tenhamos contato com outras pessoas, para que nos deparemos com termos como neoliberalismo, terceiro setor, políticas públicas, entre outros. Entretanto, a questão que se coloca é o quanto estamos apropriados dos seus significados e implicações em nosso dia-a-dia.


A interdisciplina de Organização e Gestão da Educação intervém em nosso favor, propondo um basta nos lugares-comuns e no emprego gratuito - nem sempre correto - de tais expressões.


A leitura do artigo sobre políticas públicas e gestão da educação, comentado na postagem a seguir, marcou o ponto de partida para um discurso mais claro e bem estruturado de nossa parte. Flagrar o uso de terminologia de forma equivocada por parte de um educador compromete, de forma extremamente severa, sua credibilidade por parte de seus ouvintes.


Não é necessariamente recente a postura do PEAD em prol de uma linguagem mais adequada a futuros pedagogos, pois desde o primeiro semestre somos instigados a dela nos apropriarmos.

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