domingo, 17 de outubro de 2010

Tag clouds e a produção textual

Tag clouds são, basicamente, nuvens de palavras. Na postagem abaixo, pode-se observar um exemplo de tag cloud. Esta "nuvem de palavras" foi construída a partir da postagem desta semana, a qual recebeu o título "Coesão e Coerência". Como meu TCC trata sobre a produção textual dos alunos e sua relação com a utilização do computador e da internet, tenho feito uma releitura dos vários autores que nos foram indicados ao longo dos nove semestres de PEAD, com destaque para aqueles que tratam dos temas em foco: portadores de texto, computador e internet.

Recentemente fui desafiado a utilizar tag clouds em minhas próprias produções textuais. Motivo? Tenho pensado como esta nova ferramenta disponível na web pode auxiliar a mim e a meus alunos na escrita de textos melhores, mais coerentes e coesos. Não está claro como ela poderia ser usada como um motivador para o aprimoramento das produções individuais, pois não foi publicado trabalho algum a respeito, tornando tal empreitada tão instigante.

Uma rápida consulta à tag cloud publicada abaixo já permite ao observador atento antecipar a tônica da minha reflexão acerca de produção textual, posto que as palavras que aparecem mais vezes formam a nuvem, sendo que o tamanho de cada uma delas está ligado ao número de vezes que a mesma foi utilizada.

Isso me faz pensar acerca das produções de nossos alunos, nas quais alguns insistem em relatar um fato utilizando "e aí, e aí, e aí,..." para sinalizar uma progressão temática: ..."e aí a gente chegou na praia. E aí a gente foi comer sorvete. E aí a mãe do Pedro chamou todo mundo. E aí..." Não seria interessante um aluno pegar seu texto, transformá-lo em uma tag cloud - com a ajuda de ferramenta própria para tal - e ele mesmo perceber que "e aí" aparece em demasia em sua escrita? O que ele faria com tal reflexão e, antes disso, como fazer para que ele chegue a tais inferências, são parte de meu desafio.

Por ora, eu próprio analisarei minha postagem, já publicada, a partir desta tag cloud. Quer fazer a sua? Basta clicar aqui. E seria ótimo trocar ideias acerca do uso das tag clouds em sala de aula com todos aqueles que se lançarem a pensar a respeito.

3 comentários:

Nara de Oliveira disse...

Olá Paulo.
Não há limites para a internet?Não. Não há limite para as invenções humanas, afinal graças a DEus que existem as mentes brilhantes que só fazem inventar e inventar. Confesso que já tinha visualizado estas nuvens de palavras em alguns sites. E penso que todas as formas que venham a envolver o leitor, pesquisador, são válidos. Perdoe-me minha ignorância, mas parece-me tão semelhantes aos link's, só que ulilizando de uma "roupagem nova, mais atraente".

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Paulo,

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta
da inteligência, um semeador de idéias”. Augusto Cury

Abraços

Neila disse...

Olá Paulo!!!

Já conhecia esta ferramenta, pois no ano passado utilizamos em nosso PA. Naquela ocasião a tag cloud nos auxiliou a construir nosso mapa conceitual, estávamos “perdidas” construíamos um texto coletivo, e lançamos mão deste recurso, pois como estávamos muito envolvidas com a escrita, tínhamos receio de deixar algum conceito importante de fora, assim, a “tag cloud” nos ajudou a demarcar claramente os conceitos mais relevantes já que eles eram frutos de nossas reflexões e pesquisas, e claro, rever nossa escrita...

A partir de então foi fácil compreender quais os termos chaves que deveriam fazer parte e estruturar nosso mapa conceitual...

Creio que quando utilizamos as tag cloud vemos nosso texto sob um outro foco, pois nos proporciona uma reflexão sobre a escrita (termos que se repetem ou aqueles que sempre utilizamos), e também sobre o seu conteúdo. As vezes construímos um texto e ao final temos a sensação de que ainda não conseguimos deixar claro nossa idéia principal. Penso que este recurso também nos auxilia neste sentido, pois ao ver o resultado da nuvem de palavras, e dos destaques que ela gera, nem sempre as palavras mais importantes estão presentes!!!

Agora mesmo, escrevendo meu TCC, vejo que ao escrever, ficamos muito ligados na escrita, o que nos impede muitas vezes de perceber alguns detalhes que fogem a nossa percepção... Quanto passado algum tempo voltamos a ele muitas vezes não o reconhecemos, é como se ele tivesse adormecido, então vemos que necessita de modificações e “reparos”, isto porque, ao estarmos estreitamente ligados ao texto não conseguimos percebê-lo com clareza. Penso que as tag cloud pode ser vista como um “agente” de fora do texto nos dando sinais se estamos no caminho certo ou não. Enfim, uma aliada preciosa na busca por um aprimoramento constante de nossa escrita.