sábado, 8 de novembro de 2008

Projeto de aprendizagem - Depressão



Quando pensei a respeito das conclusões para o projeto de Psicologia, imediatamente ponderei, no wiki, sobre as considerações finais a respeito do tema escolhido. Entretanto, ao receber o e-mail da professora Simone, ficou claro que o caminho a seguir neste momento quase final do semestre é bem distinto.


Olhar para a justificativa do projeto e os objetivos estabelecidos, analisando se os mesmos foram contemplados, é o chamamento que nos foi feito. Pensar acerca das descobertas que o trabalho proporcionou aos integrantes do grupo, e não necessariamente em tecer um texto que represente um apanhado do wiki, esta sim é uma excelente proposta para reflexão.


Como acredito que optamos por um tema em função de familiaridade ou curiosidade em relação ao mesmo, a escolha por DEPRESSÃO levou-nos a procurar entender o que exatamente ocorre com aquele que se vê acometido por tal doença.


Nosso grupo destacou o que realmente é a depressão, diferenciando-a de tristeza. Pesquisamos os processos que a desencadeiam, assim como os sinais (sintomas) presentes em um indivíduo deprimido, com nuances de pessoa para pessoa. Notamos ser necessário ouvir tanto paciente quanto terapeuta, o que nos motivou a entrevistar ambos. Disponibilizamos ainda vídeos, dicas de livros e filmes que abordam o assunto. Por fim, destacamos os tratamentos indicados, mas cientes de que há uma gama ainda maior, porém pouco divulgada na mídia e nos meis acadêmicos: yoga, acupuntura, entre outras terapias não por acaso chamadas "alternativas."


A depressão, concluímos, afeta as atitudes do deprimido e as relações com as pessoas a seu redor, posto que a família como um todo adoece com seu ente querido. A doença afeta igualmente relações profissionais e afetivas, dado que altera o humor, o físico e o pensamento de quem se vê em estado depressivo.

Nenhum comentário: