domingo, 23 de novembro de 2008

Toda Escola Tem História Para Contar


Neste sábado, 22 de novembro, ao longo de todo o dia nossa Escola sediou um encontro para contadores de histórias. Contudo, não se tratava apenas de reunir pessoas para contar qualquer história... Mas a sua história!


Com o mote Toda Escola Tem História Para Contar, a EMEF Áurea Celi Barbosa, em Gravataí, recebeu professores, oficineiros e funcionários de várias escolas do município, além da Secretária de Educação e parte da equipe da SMED.

Particularmente, foi uma alegria encontrar a professora Hilda Jaqueline de Fraga (foto abaixo), a qual nos brindava com magníficas aulas e propostas de pesquisa no PEAD. Senti-me honrado por trabalhar a seu lado no lançamento desta campanha, a qual visa resgatar em cada membro da comunidade escolar sua própria historicidade.

Logo na abertura dos trabalhos, chamei a atenção para o fato de não nos reportarmos a uma história patrimonial de nossas escolas. Tal postura desacomoda-nos daquela posição de platéia, a qual assiste à paredes que são erguidas, janelas dispostas aqui e ali, portas, dependências em geral. Estamos a contar a história de cada um de nós, na medida que somos parte de nossas escolas, somos nós que a constituímos. Deixem professores, pais, funcionários e alunos de freqüentar a escola e o que teremos? Nada mais, exceto o patrimônio físico erguido por determinada administração.


Neste sentido, de antemão havia desenvolvido com meus alunos a técnica da roda de histórias, na qual cada um relatou uma história vivenciada e que muito o marcou. Os resultados (os "produtos") foram um varal de histórias e uma coletânea de vídeos em DVD, a qual abriu o encontro.



Com o apoio da UNESCO, do Museu da Pessoa e da SMED, nosso projeto justamente busca trazer à tona histórias sufocadas pelo anonimato, posto que vivemos numa sociedade afeita em demasia ao culto de celebridades e suas histórias sempre repetitivas, as quais com insuportável freqüência giram em torno de dietas mirabolantes, ilhas, separações e casamentos quase que ao vivo, em rede nacional de televisão.


Entendendo a escola como "espaço eleito socialmente de produção e socialização dos saberes de uma sociedade" (Educarede), este é um projeto que reconhece, resgata e valoriza a história (o conhecimento) de cada personagem deste espaço.

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