sábado, 15 de novembro de 2008

O tempo de cada um




Grupos são dinâmicos, definitivamente dinâmicos e distintos. A experiência no desenvolvimento de um tema em grupo traz movimentos de toda sorte, posto que as pessoas envolvidas têm motivações em diferentes graus e disponibilidade de horários que nem sempre estão sob sua tutela.


Ainda que a motivação em torno de um tema nos aproxime, o desenvolvimento do trabalho mostra ser necessário bem mais que uma simpatia pelo tema. Comprometimento com o trabalho e para com os próprios colegas complementam este alicerce indispensável no desenvolvimento de um projeto de aprendizagem.

Cientes de que os maiores dentre os objetivos são justamente a forma de trabalho e o comprometimento de cada integrante aos acordos previamente estabelecidos, o desenvolvimento do tema dá-se de modo que cada um assuma diferentes papéis, mas ainda assim trabalhando em torno de um foco comum.


Esta descentralização proporciona ora tranqüilidade ora apreensão por uma certa morosidade por parte de algum colega, o que não é difícil que venha a ocorrer. É assim que redescobre-se, neste momento, a importância de respeitar os tempos de cada pessoa. Enquanto um determinado elemento do grupo não espera qualquer cobrança ou sinalização do que necessita ser feito, convive-se com outro que não conhece exatamente o ponto de partida. É a saudável pluralidade, que nos cobra serenidade, compreensão e humildade.


Indispensável ter interiorizado que se respeitará o momento de cada colega, posto que as pessoas têm tempos diferentes. Não me refiro à diferentes cargas horárias, mas a distintos insights que nos assolam em etapas diferentes de um mesmo trabalho. Cada um pode experimentar o quanto a motivação, a persistência, o olhar crítico sobre um determinado material e o tempo disponibilizado para a pesquisa são determinantes para a qualidade do trabalho. Nada pior que acessar o resultado de uma extensa pesquisa e não se enxergar enquanto membro ativo no resultado ali publicado. Em contrapartida, um comentário assertivo que foi aproveitado, um link sugerido que possibilitou uma linha investigativa em inúmeras outras fontes ou uma despretensiosa fala que inspirara a criação de toda uma página no wiki, são diferentes formas de agregar valor ao projeto desenvolvido e que alimentam aquele que se permitiu tal movimento.

Nenhum comentário: