domingo, 26 de outubro de 2008

Muitas aprendizagens na semana


Na imagem acima, nossa equipe - Marta, Paulo, Marinês, Lígia e Nara - é abduzida por um OVNI. Ainda que não tenhamos tal intenção, deixamos-nos levar pelo assunto escolhido, atentando para filmes, relatos, documentários, revistas, etc, que pudessem embasar mais e em profundidade nosso objeto de pesquisa. Nosso wiki já está quase concluído, mas como este é um tema que não se esgota, estamos permanentemente com a impressão de que falta algo por comentar, a elucidar.

Mas esta semana foi cheia de novidades: aprender a fazer mapas conceituais com o CMaps certamente foi a maior delas.

Até então eu imaginara intuir o porquê de um mapa conceitual, pois pensava que o mesmo prestava-se apenas para ilustrar o final de um processo. Contudo, agora vejo que o mapa é, na verdade, um momento de reflexão, posto que a medida que o mesmo vai sendo construído, novas conjecturas tem vez em nosso pensar.

Outro momento extremamente valorozo foi a aula presencial. A bem da verdade, um momento em especial de nosso encontro: quando os grupos puderam sentar-se para uma auto-avaliação. Este momento proporcionou um resgate da caminhada de cada grupo até aquele momento. Sentei-me com minhas colegas do Projeto Ovni e reavaliamos cada etapa de nosso processo de contrução do projeto de aprendizagem. Ao avaliarmos o comprometimento de cada integrante do grupo para com o trabalho e o modo como ocorre nossa interação virtual - Google Talk e MSN - nos dias e horários que julgamos necessários, percebemos que crescemos muito em matéria de trabalho em grupo. Principalmente porque ficou claro que nenhum dos integrantes de nossa equipe assume a responsabilidade pelo trabalho sozinho.

Um comentário:

Viviane - Vivi Maus disse...

Olá Paulo!!!
Estes dias entrei no meu portfólio e vi um comentário seu. Fiquei lisongeada. Afinal, ter um comentário de um colega tão organizado como tu é um elogio.
Como diz aquele ditado "Em casa de ferreiro o espeto é de pau", tu tens que ver como a minha mesa de trabalho é muuuuito desorganizada!!!!!! Uma bagunça! Mesmo assim eu me acho.
E esse projeto dos confins do universo??? Achei muuuito legal, afinal, seríamos muito pretenciosos de acharmos que somos os únicos seres nesse imenso universo. Não é mesmo?

Bjão da Vivi