domingo, 19 de outubro de 2008

Toda a Escola Tem Uma História Para Contar








Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 8:30 às 17:30, participei do curso de formação oferecido pela UNESCO, MINC e Museu da Pessoa, o qual ocorreu em Porto Alegre, na Escola Técnica da UFRGS.

Ao longo destes três dias do lançamento da "Campanha Toda Escola Tem Uma História Para Contar", pude vivenciar a importância de contarmos nossa história. Occore que o título pode dar a entender que se está a contar a história de uma instituição de ensino pelo viés patrimonial. Contudo, ficou claro desde o primeiro momento que cada ser humano é a escola, e não apenas um transeunte em suas dependências estruturais. E como escola, nossas histórias são a sua história.

"A história de vida de uma pessoa é valiosa e merece ser preservada e socializada." (Caderno de formação, página 6) Para tanto, vivenciamos a Roda de Histórias, o Círculo de Histórias (a denominação é semelhante, mas a metodologia e os objetivos mudam), o varal, a edição, a publicação, a gravação em áudio e vídeo, além dos possíveis produtos a ser confeccionados para a divulgação de nossa história.

Além de aprendermos a trabalhar com novas ferramentas, delineamos um plano de ação, o qual será colocado em prática primeiramente nas escolas que se fizeram presentes. No caso de Gravataí, também a SMED apoiará esta iniciativa das cinco escolas de nossa rede que ali estiveram representadas. As rodas de histórias já iniciam nesta semana na Escola, com minhas turmas de EJA. Assim que as produções dos alunos estiverem na rede, compartilharei com vocês.

Um comentário:

Rosária disse...

Olá Paulo! Passei no teu BLOG para te fazer um convite: visitar o meu! Porém, ao começar a ler tuas postagens fiquei encantada! Principalmente onde relatas tuas percepções com relação ao lançamento da "Campanha Toda Escola Tem Uma História Para Contar" é fantástico! Realmente os maiores patrimônios de uma escola se constituem através de nossas vivências. Os sujeitos que dela fazem parte e suas trajetórias de VIDA se integram e provocam uma memória coletiva que merece ser documentada e relatada. Durante todo ano (2008) participei do curso PROGESTÃO, oferecido pela 28ª CRE, nele estudamos vários módulos e nesta quarta-feira (22/10) fizemos o encerramento em Cachoeirinha. Tenta adivinhar os módulos apresentados como destaques? O módulo das parcerias na escola pública (como captar recursos) e o módulo do patrimônio “imaterial”! A escola que apresentou sobre o patrimônio imaterial era de GLORINHA, foi emocionante, a diretora fez a apresentação com um ex-aluno cantando um hino da escola escrito por ela, que conta a trajetória e memórias de sua comunidade, ao mesmo tempo era apresentado no power point fotos das mais diversas atividades ao longo do “tempo”. Além disso, peço que explique como posso mandar mensagens para outros Pólos como tu fazes. Estou me sentindo muito só neste semestre. Um abraço! Rosária