domingo, 5 de outubro de 2008

Reflexões


Reflexões sobre o educar from Paulo Medeiros on Vimeo.

Todos nós fazemos muitas leituras DO e NO cotidiano. As reflexões a partir de nossa trajetória profissional e pessoal, assim como por meio dos teóricos que nos são indicados e/ou apreciamos, inevitavelmente vão agregando valor as nossas intervenções pegagógicas.

Já comentei neste mesmo portfólio acerca do filme Os Escritores da Liberdade, mas até o momento não mencionara outra grande obra da sétima arte, certamente assistida por todos em nosso PEAD: Sociedade dos Poetas Mortos. Ao pensar sobre as produções, pude perceber o quão diferentes são suas instituições, seus alunos e professores. Ao uní-las em um mesmo vídeo, isso me pareceu ainda mais evidente. Entretanto, há um fio condutor a ligar todos os elementos envolvidos nos dois filmes e entre si: a possibilidade de superação das dificuldades pessoais por meio da desacomodação. E acredito firmemente que seja esta nossa maior missão: acender pontos de luz interior em nossos alunos, de forma que se desacomodem, caminhando por si mesmos, desatrelados da vontade (ou falta de vontade) alheia.

Um comentário:

Geny disse...

Caro aluno Paulo Medeiros suas reflexões referentes ao “Educar” revelam o quilate de autor, Por excelência com grau de valor imensurável. Juntando Carl Rogers, Paulo Freire, Piaget, Paulo Medeiros e outros, um quadro perfeito, magnífico de ser apreciado, refletido quando a fala é Educação. Amor, dedicação e responsabilidade com um mundo melhor, podemos sentir em seus enunciados.
Obrigado por seus registros importante, para todos nós!
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS