sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O corpo como escultura






























Após nosso encontro de Teatro na Educação e ainda ENCANTADO com a magnífica proposta de Artes Visuais, resolvi unir as duas propostas e desenvolver um trabalho com os professores de minha Escola, visto que estou trabalhando como supervisor em um turno. Levei fotos de Sebastião Salgado, obras de Portinari, Tarsila, etc, e as exibi por meio de um data-show. Nas obras, um tema em comum: o cotidiano dos menos favorecidos socialmente. Antes, mas na mesma tarde, havia desenvolvido com os professores a técnica da fotografia, de nossa aula de Teatro.

Resultou assim a seguinte proposta: representar por meio de esculturas vivas duas cenas. Uma na escola, outra na família, nos diferentes grupos em que os professores foram reunidos.

Acima, pode-se ver tanto as cenas quanto os títulos que os autores deram às obras:

TOPO, À ESQUERDA: Nunca estamos sozinhos.

TOPO, À DIREITA: A família - base sólida para a criança avançar

CENTRO, À ESQUERDA: Contação de histórias

CENTRO, À DIREITA: Família sem norte

BASE, À ESQUERDA: Sem diálogo na sala

BASE, À DIREITA: Mãe zelosa

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Jóia, Paulo! Sugiro que utilizes essa atividade para pensar a tarefa de Teatro.
Estava lendo teus marcadores. Que achas de procurar, por exemplo, colocar questões das Artes sob um mesmo marcador, mensagens relacionadas ao trabalho dentro de um mesmo marcador e assim por diante? Os marcadores seriam como integradores das mensagens dentro de uma mesma categoria, entende? Pensa sobre isso.
Parabéns pelo trabalho!