quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Contos de fadas


O trabalho sobre elementos da narrativa a partir do conto Cinderela motivou-me a buscar mais informações quanto a sua origem. Cheguei ao francês Charles Perraut. Este escritor, que tornou conhecida ao redor do mundo a história da órfã hostilizada pela madrasta e que descobre a felicidade ao calçar seus sapatinhos de cristal, presentes de sua fada-madrinha, também é o autor de outros tantos contos belíssimos, mas bem menos populares.

Dentre estes, escolhi justamente um conto intitulado "As Fadas" para uma roda de histórias com alunos de 4ª série. Com exemplar simplicidade, mas longe de ser superficial, Perrault descreve o valor da gratuidade das boas ações. Ele nos relata como duas irmãs, ao vivenciarem uma mesma experiência, tomam decisões distintas, que resultam em destinos completamente diferentes. A primeira irmã, de boa índole, sacia de bom grado a sede de uma humilde senhora que passava próximo a uma fonte em uma floresta. Ao perceber que o bem faz morada no coração da menina, esta senhora - na verdade uma fada - concede-lhe um dom. Por meio deste dom, da boca da menina sairiam flores e pedras preciosas quando esta falasse. Ao chegar em casa, sua gananciosa mãe sinalizou a outra irmã, cuja bondade não cultivava, que fosse até a fonte e desse de beber a uma pobre senhora que por lá passasse. Chegando ao local, eis que vê saindo da floresta uma senhora magnificamente vestida. Esta lhe pede um pouco de água, recebendo em retorno descaso e escárnio. Como a menina pareceu-lhe rude e pouco prestativa, concedeu-lhe igualmente um "dom", este porém um tanto diferente: ao falar, da boca da menina sairiam cobras e lagartos.

Uma belíssima conclusão dos alunos é que uma boa ação só pode ser assim denominada quando não há qualquer interesse por detrás do gesto praticado. Uma segunda análise feita diz respeito às
cobras e lagartos que saíam da boca da menina grosseira, visto que lembraram desta expressão, usada para definir o modo pouco educado de alguém se dirigir a outras pessoas. Por sugestão de uma aluna, listamos o nome de todos os contos que eles conheciam nos quais conta a figura de uma fada. Foram citados:
  1. Rapunzel
  2. A Bela Adormecida
  3. Peter Pan
  4. A Bela e a Fera
Os alunos fizeram, ainda, uma atualização das fadas dos contos acima mencionados. O casal de fadas Cosmo e Wanda, do atualíssimo desenho animado Os Padrinhos Mágicos é querido por todos eles, sem qualquer exceção.

Percebi, com esta simples atividade, o quanto uma boa história pode movimentar uma turma em torno de um tema.

Nenhum comentário: