segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fomentar a pesquisa


Precisamos fomentar em nossos alunos a capacidade de pesquisa (não da cópia pura), de seleção de dados, de registro de ideias, desde os primeiros anos na escola. Por vezes meus alunos, os pequenos, ficavam desgostosos comigo, pois eu sempre pedia um relatório das atividades naquele dia. Depois, experimentei deixar que registrassem apenas o que desejassem registrar. Quase a maioria passou a escrever sobre a atividade mais prazerosa. Isso me frustou, de início, pois é óbvio que, como professores, ao nos esmerarmos na confecção de um mapa ou na contação de uma história, gostaríamos de ver o registro escrito de uma dessas atividades... que praticamente sempre perdia para o futebol ou para os jogos.

Aceitei que os jogos - dama, xadrez, dominó, entre outros - eram prazerosos e que o mapa representava muito menos para eles.
Não precisei adaptar minhas atividades, digamos, bem menos interessantes, para que houvesse uma mudança. Com o passar dos dias, os alunos deixaram de registrar, pouco a pouco, as mesmas coisas. Perguntei a um dele, primeiramente, porque ele trocara o futebol pelo uso do material dourado. E ele me respondeu: "Porque com isso eu aprendi melhor matemática." Ou seja, aquele material teve um significado imenso porque possibilitou que ele tivesse uma melhor compreensão dos dados apresentados. Não que o futebol perdesse o sentido, mas a matemática e o material dourado ganharam significado também para ele. As idas ao telecentro, semanais, deixaram de ser registradas apenas como "ir na informática" e passaram a ganhar registros de acordo com o que era aprendido na sala de computação.
São apenas pequenas mudanças aos olhos desavisados, mas quão significativas para aqueles que percebem o que se encontra nas entrelinhas.


Nenhum comentário: