terça-feira, 25 de março de 2008

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA


Este primeiro semestre de 2008 convida-nos a uma viagem pela Matemática. Sempre associada a números e, principalmente, cálculos, percebemos um convite à ruptura de qualquer pré-conceito logo na primeira aula presencial, quando jogamos e - por que não? - brincamos ao longo das quase duas horas de duração do primeiro encontro. Na página da interdisciplina, mais precisamente no ítem Desafios Matemáticos, é possível ler que tal desafio não necessariamente "quer dizer que tem contas", isto é, tanto nós quanto nossos alunos precisamos emprestar à Matemática um olhar menos restritivo, aceitando-a em praticamente todas as situações cotidianas, tais como:
  • No preparo dos alimentos (quantidades);
  • Ao tomarmos um ônibus (valor da passagem, troco, etc);
  • Nas idas ao supermercado (mais uma vez a questão monetária, comparações, etc);
  • Ao gravarmos um cd no computador (quanto de espaço disponível há na mídia, etc);
  • ...
A presença da matemática é tal em nosso dia-a-dia que não percebê-la como indissociável de tudo o que fazemos é não entendê-la nem sequer em parte, o que dizer enquanto ciência.





Nenhum comentário: