quinta-feira, 27 de março de 2008

Atividade com blocos lógicos


De forma bastante honesta, confesso que sempre vi os blocos lógicos como um meio que permitisse aos alunos perceber as características inerentes a cada forma geométrica, pouco além disso. Após o encontro presencial, percebi ser bastante simplório reduzir os blocos lógicos a uma única experimentação possível.

Seria possível classificá-los de acordo com as cores, independente do sólido trabalhado. Já atentando para uma nova classificação, a espessura e o tamanho de blocos lógicos correspondentes a uma mesma forma pode ser um novo desafio para o aluno.

A partir desta classificação, podemos perceber que a formação de conjuntos sobre a classe dá-se de forma natural, ou seja, o aluno vai agrupando os blocos de acordo com determinadas características, estas escolhidas por ele ou determinada com seus pares. Se, por exemplo, a ordem é agrupar todas as formas geométricas de cor amarela, estamos trabalhando a relação de pertinência. Da mesma forma, com pequenas variações nas combinações prévias com a turma, podemos desafiar o aluno a perceber tanto a intersecção quanto a união. Conceitos como grande e pequeno, além das variações da espessura dos mesmo, igualmente podem ser motivos de novos desafios para o aluno no processo de classificação. Enfim, as possibilidades vão muito além de simplesmente familiarizar-se com as formas geométricas.


Um comentário:

Geny disse...

Caro aluno Paulo,
As suas colocações são pertinentes, colocando experiência vivenciada com seus alunos no cotidiano. Não terás problemas para acompanhar as atividades e assim contamos com suas valiosas colaborações com os colegas, tutores e professores. Interessante a atividade postada usando o recurso “blocos lógicos”. “Seria possível classificá-los de acordo com as cores, independente do sólido trabalhado. Já atentando para uma nova classificação, a espessura e o tamanho de blocos lógicos correspondentes a uma mesma forma pode ser um novo desafio para o aluno.
A partir desta classificação, podemos perceber que a formação de conjuntos sobre a classe dá-se de forma natural, ou seja, o aluno vai agrupando os blocos de acordo com determinadas características”...
Sua sugestão é muito importante, você consegue expressar com clareza as suas idéias.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS
02/04/08