quarta-feira, 4 de junho de 2008

EU - Paulo Tatit



Quão imenso é o leque da música infantil! Temos à nossa disposição um desfile midiático e acachapante (e nonsense) todos os dias, tanto na tv quanto nas vitrines das lojas, e um trabalho extremamente rico, que chega a comover, pois encanta a alma. Neste segundo grupo, infelizmente sem a mesma divulgação massiva, temos o grupo Roda Cantada e o compositor Paulo Tatit.

A professora Hilda Jaqueline de Fraga reservou uma agradável surpresa para todos os alunos que estiveram no encontro presencial da noite de 3 de junho: a música EU. Num tom de contação de histórias, Paulo Tatit relata-nos parte da história de seus antepassados, chegando até o seu nascimento e, indo além, lembrando as cordas do seu violão, que não vibrariam com "EU" se uma moça não gritasse por causa de uma barata e um rapaz não fosse libertado do grupo de Lampião.


Mas quem é, afinal, Paulo Tatit? O que pensa a respeito do próprio trabalho e da música feita para crianças? Em uma entrevista para o site Midiativa, Paulo conta como entrou para o cenário musical, fala do trabalho dos professores com suas composições, entre outros temas. Clique aqui para acessar a entrevista publicada no site.

E para quem, como eu, ficou curioso para conhecer mais um pouco do trabalho do compositor, o clipe acima é uma amostra da sua criatividade. Mas não nos enganemos: a sua música, embora passe à margem das grandes emissoras de televisão - exceção justa à TV Cultura que a divulga regularmente - esteve presente no Festival de Cannes de 2008. O filme do argentino Pablo Trapero, co-produzido por Walter Salles e com Rodrigo Santoro no elenco traz em sua abertura e trailer “La Bola” - versão em espanhol (por Tita Maya e Claudia Galliria) de “Ora Bolas” (Paulo Tatit e Edith Derdyk). Precisa mais para que apreciemos seu trabalho?