quarta-feira, 4 de junho de 2008

EU - Paulo Tatit



Quão imenso é o leque da música infantil! Temos à nossa disposição um desfile midiático e acachapante (e nonsense) todos os dias, tanto na tv quanto nas vitrines das lojas, e um trabalho extremamente rico, que chega a comover, pois encanta a alma. Neste segundo grupo, infelizmente sem a mesma divulgação massiva, temos o grupo Roda Cantada e o compositor Paulo Tatit.

A professora Hilda Jaqueline de Fraga reservou uma agradável surpresa para todos os alunos que estiveram no encontro presencial da noite de 3 de junho: a música EU. Num tom de contação de histórias, Paulo Tatit relata-nos parte da história de seus antepassados, chegando até o seu nascimento e, indo além, lembrando as cordas do seu violão, que não vibrariam com "EU" se uma moça não gritasse por causa de uma barata e um rapaz não fosse libertado do grupo de Lampião.


Mas quem é, afinal, Paulo Tatit? O que pensa a respeito do próprio trabalho e da música feita para crianças? Em uma entrevista para o site Midiativa, Paulo conta como entrou para o cenário musical, fala do trabalho dos professores com suas composições, entre outros temas. Clique aqui para acessar a entrevista publicada no site.

E para quem, como eu, ficou curioso para conhecer mais um pouco do trabalho do compositor, o clipe acima é uma amostra da sua criatividade. Mas não nos enganemos: a sua música, embora passe à margem das grandes emissoras de televisão - exceção justa à TV Cultura que a divulga regularmente - esteve presente no Festival de Cannes de 2008. O filme do argentino Pablo Trapero, co-produzido por Walter Salles e com Rodrigo Santoro no elenco traz em sua abertura e trailer “La Bola” - versão em espanhol (por Tita Maya e Claudia Galliria) de “Ora Bolas” (Paulo Tatit e Edith Derdyk). Precisa mais para que apreciemos seu trabalho?

4 comentários:

Marta Capistrano disse...

Paulo... visitei teu blog nesta noite e vislumbrei tantas aprendizagens que meu cansaço descansou e então me inspirei novamente novamente a trabalhar, digo, estudar. Parabéns pelos teus trabalhos no blog. Eles são fonte de reflexão e aperfeiçoamento para nós, teus amigos. pretendo visitá-lo mais vezes pra descobrir as novidades.Brilhe a tua luz! Marta

Marta Capistrano disse...

Paulo... visitei teu blog nesta noite e vislumbrei tantas aprendizagens que meu cansaço descansou e então me inspirei novamente a trabalhar, digo, estudar. Parabéns pelos teus trabalhos no blog. Eles são fonte de reflexão e aperfeiçoamento para nós, teus amigos. Pretendo visitá-lo mais vezes pra descobrir as novidades.Brilhe a tua luz! Marta

Edson Reichert disse...

Olá,
Muito legal teu blog Paulo!
sou aluno do polo de sapiranga, e por causa do vídeo "eu" acabei visitando teu blog. Me identifiquei com algumas coisas tuas. Fotografia, anime (gosto de stopmotion), tecnologia, gostar do que faz.
Ser professor no meio de tantas professoras, às vezes a gente fica meio sem referência, aprendo muito com elas, mas não adianta, as dinâmicas são diferentes. Com certeza vou passar mais vezes por aqui. E vou me esforçar pra que quando tu visitares meu blog possa levar alguma boa impressão... mas daí me visita daqui um mês, que por enquanto tô atrapalhado e atrasado. Grande abraço!

Geny disse...

Caro aluno Paulo muito interessante a dupla Paulo e Patit que não mede esforço na tentativa de fazerem de suas habilidades de cantores e compositores um gesto de amor para com as crianças. Observei quanta barreira, não tem apoio para trabalharem em benefício da educação com prazer no o mundo infantil, Contam apenas com os Professores nas escolas. A mídia que podia dar apoio para uma dupla tão simpática e com uma riqueza imensa de talentos, que desejam colocar a serviço de nossas crianças. Só contam com os professores para que as crianças possam usufruir dessa maravilha. Parabéns um excelente portfólio, uma fonte de consulta!
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS