Faz 21 anos que leciono. Posso dizer que em todo este tempo 18 foram dedicados a trabalhar com a 4ª série (não o 4º ano). Cheguei a um momento no qual poderia desenvolver todo um ano letivo sem sequer fazer um planejamento (plano de aula mesmo). Constatação da experiência e leituras constantes sobre o objeto de estudo desta etapa. Entretanto, procurei esquivar-me de tão tentadora possibilidade e segui preparando-me de forma adequada para desenvolver minhas atividades. Tudo parecia resolvido.
Lembram daquele conceito bem básico de Química, a decantação? Pois é isso: na medida em que o tempo transcorre, geralmente ocorre uma decantação das ansiedades, do receio, da insegurança. Porém, percebi ao longo desta caminhada, que embora tivesse esta pretensão de conhecer tão bem o planejamento de tal série, não conhecia meus alunos. Não me refiro exatamente ao nome de cada um, padrões de comportamento, habilidades, etc. Eu não conhecia a criança nas diferentes faixas de idade!
Conheça Bem Eduque Melhor é um título significativo em se tratando de uma obra que pretende, e atinge plenamente seu intento, posto que oferece ao professor conhecer de modo claro e profundo as diferentes necessidades e fases do desenvolvimento das crianças. A autora Angela Cristina Munhoz Maluf lembra que precisamos permitir à crianças e jovens que se revelem através do que possuem. O livro traz um perfil das crianças e jovens por idade, nos fazendo refletir sobre suas necessidades, maneira de pensar, forma de apropriarem-se do mundo a seu redor e questões como o egocentrismo, próprio das crianças. Mais do que isso, está também dividido em capítulos que fomentam reflexão. Exemplos:
Como pais e educadores se vêem?
Como crianças e jovens vêem pais e educadores?
Como crianças e jovem aprendem?
Crianças e jovens transmitem mensagens especiais;
O saber educar;
A educação no lar e na escola;
Aspectos do temperamento da criança;
Características do desenvolvimento infantil;
Adolescência;
Aspectos da delinquência juvenil;
A importância da auto-estima;
As oportunidades de escolha;
Falando sobre sexo;
Pais não podem ignorar seu papel;
Inteligência e amor para com crianças e jovens.
E seguem outras excelentes abordagens sobre este universo que é a criança e o jovem. Faltava-me, compartilho com vocês, uma apropriação mais profunda deste. A obra, da Editora Vozes, é de leitura fácil e de uma (re)descoberta a cada página. Esta é uma sugestão de livro neste momento para fomentar-mos reflexão acerca de nossos docentes.
2 comentários:
Olá Paulo! Ótima dica.. espero que com essa leitura consiga refletir sobre as necessidades das crianças, a maneira de pensar, a forma de apropriarem-se do mundo a seu redor... e no final da leitura consiga se reponder aos questionamentos evidentes no livro e em sua postagem! ;D
Olá Patrícia. O livro realmente é excelente. Eu o li por ocasião da Escola de Inverno da UFRGS. Durante um intervalo, fui até a Livraria Zouk e comprei quatro títulos, sendo este um deles. Aproveitei o deslocamento da UFRGS até em casa para ler. Reli no recesso. É altamente recomendável. Obrigado pela atenção do seu comentário.
Postar um comentário