quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Descoberto" novo continente


Seria cômico caso não fosse absurdo. Imagine o que você experimentaria se, ao consultar uma revista estrangeira, se deparasse com um mapa do Brasil em um caça-palavras sobre nosso País. Já seria um feito se não afirmassem que a nossa capital é Buenos Aires - sério, muitos estrangeiros pensam realmente que compartilhamos de capital com os hermanos. Imagine então o seguinte enunciado: encontre no caça-palavras os Estados de Brasília.
Com o mesmo estranhamento deparei-me com o passatempo acima. Os editores criaram um novo continente, este chamado de África do Sul. Obviamente que usei de um mapa mundi e pedi a meus alunos, antes de entregar o passatempo, que localizassem e mostrassem o Continente Africano, usando também a expressão África. A grande maioria dos alunos não hesitou ao apontar o continente vizinho. Perguntei-lhes se sabiam, em seguida, onde ficava a África do Sul. Dentre as negativas com a cabeça, ouvi duas respostas excelentes:
Primeira: "A África do Sul deve ser um pedaço na parte de baixo da África." Um milhão de elogios após tamanha dedução, escutei uma segunda resposta: "Deve ser um Estado da África." Uma resposta mais simples, mas com igual valor, pois busca no que conhece - estados brasileiros - uma ferramenta para chegar à resposta.
Pois a editora Lebru precisa usar do mesmo discernimento e dispensar a atenção devida às publicações que manda para as bancas.
Enquanto isso, que tal notificarmos a mesma sobre tamanha desinformação? O e-mail para contato com o leitor é sac@lebru.com.br
Também não seria mal se contatássemos a diretoria da editora, pois quem colocou em minhas mãos este lançamento foi um aluno do meu 4º ano, isto é, um ávido consumidor de palavras cruzadas. Os e-mails da diretoria são:
Lena Nucci:  lenanucci@hotmail.com
Thiago Barbosa: thiago@lebru.com.br
Minha turma já foi alertada para o equívoco. Não deixaria que a Lebru ficasse sem ser notificada de sua gafe.
Informações acerca da publicação:
Caça palavras
Editora Lebru
Ano 2
Nº 5
Nível Médio Leve 

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Paulo, parabéns pela reflexão. OLha, achei uma notícia na internet que se aproxima desse episódio que você relata, é a distribuição de livros didáticos de geografia com erros de impressão no estado de SP.

(http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1046242-5604,00-LIVRO+DIDATICO+TEM+PAISES+TROCADOS+NO+MAPA+DA+AMERICA+DO+SUL.html)

Mas nessa notícia que estou citando, a questão que me ocorre é outra. O grande problema não estritamente na informação errada que estava no livro, isso é um descuido, mas o número de informações corretas disponíveis é tão maior que um livro didático de 6o. série que não haveria grandes impactos, mesmo porque os professores irão corrigir esta informação em aula. O grande problema está na qualidade do livro, a imagem mostra uma edição com um papel de baixa qualidade, um livro pequeno, aliás, chamar aquela apostila de "livro" é até demais.
Parabéns pela obeservação e reflexão.